terça-feira, 6 de novembro de 2012

ZONDLE CORRIDA DO FOLCLORE

Quero ver se você é bom no volante, responda as perguntas corretamente e depois é só pisar no acelerador.


zondle - games to support learning

HIPERTEXTO DONI E GEOVANA

Como um nova tarefa em nosso curso Proinfo, criamos um hipertexto em dupla, falando sobre a Educação do Século XXI, buscamos novos textos que falam sobre o assunto bem como imagens. Achei muito interessante o fato que esta nova ferramenta me proporcionou em estar interagindo com uma colega ao mesmo tempo, estando em local diferente.
 Meu conhecimento adquirido foi grande.
Convido você a ler o meu texto Educação no século XXI e deixar um comentário.



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

WEBQUEST FOLCLORE/CAÇA PALAVRA

Com papel na mão e as letrinhas embaralhadas os alunos do 4º ano B construiram um caça-palavras sobre o folclore em folha quadriculada.




Munidos com seu rascunho partimos para a sala de informatica onde trabalhamos no Editor de texto - BrOffice.or.write tabela para a construção do nosso caça-palaras.








WEBQUEST FOLCLORE


Apresentei a webquest para meus alunos na sala de aula através do datashow, o que os deixou curiosos em como iriam fazer todas as tarefas.





Começamos por dividir os alunos em equipes, e os assuntos que eles irão pesquisar.

Em papel quadriculado construimos a cruzadinhas na sala de aula. Ficaram bem legais.




Na informática usando o programa Editor de planilha BrOffice org.cal juntamente com o programa BrOffice.org.writer as crianças construiram a cuzadinha seguindo as orientações da professora de sala com a colaboração da professora Marcia que trabalha no período matutino na sala de informatica.










Mapa conceitual

Em nosso curso Proinfo integrado ganhamos alguns desafios entre eles a construção de um mapa conceitual com os alunos. A principio fiquei assustada mais depois, de muitas pesquisa meu traalho com os alunos começou a caminhar.
A principio levei o datashow para a sala e mostrei a eles vários mapas conceituais para que se apropriassem dos mesmos.
Nossa escola estava em ritmo do folclore, estavamos travalhando folclore, lancei o desafio a turma e concordamos em estuda-lo mais a fundo.
Começamos com uma pesquisa na internet, a qual anotamos no caderno os principais pontos: lendas, adivinhas, contos, frases de pará choque, trava-língua, par lendas e outros.
Em outro momento fizemos no coletivo o mapa conceitual no quadro para entendermos melhor como montá-lo.




A partir dai começamos a construção em folha, usamos muito a borracha, mais nosso mapas começaram a tomar forma, para a sala de informatica foi um pulo.




Agora é só postar os mapas que fizemos na sala de informatica.